Modernização Técnica

A modernização tecnológica transforma seus elevadores em equipamentos muito mais confiáveis. Além da melhoria na qualidade, a modernização tecnológica de elevadores gera muita economia nos custos de manutenção e no consumo de energia elétrica. Com a modernização, seus elevadores ficarão muito mais seguros e confortáveis.

Vantagens e Economia - Modernização de Elevadores

mod tecnica2

COMANDOS ELETRÔNICOS – VANTAGENS DO VVVF

Modernizar o seu elevador é uma inteligente alternativa, especialmente com a utilização de comandos eletrônicos micro-processados ao invés de sistemas antigos a base de relês, como os comandos eletrônicos. Modernizando com a aplicação deste tipo de Quadro de Comando podemos utilizar um Sistema de Controle de Velocidade por Variação de Freqüência para controlar o motor do elevador. Um inversor de freqüência controla a velocidade e proporciona conforto nas viagens, com partidas e paradas suaves e nivelamento preciso (parada sem degrau).

Economia
Um condomínio residencial tem em média 50% dos seus gastos com mão de obra (salários e encargos) sendo que outros itens têm grande peso.
A manutenção de elevadores consome cerca de 7% dos recursos e a sua energia elétrica cerca de 6% do custo do condomínio (lembrando que a conta de luz de cada apartamento é a parte).

Modernizando os elevadores podemos reduzir estes dois últimos itens:
• Custo de Manutenção.
• Energia Elétrica.

Quando aplicados sistemas inteligentes de atendimento, (Duplex ou multi-carros) os mesmos providenciam que apenas o elevador mais próximo atenda ao chamado, evitando assim o desgaste do equipamento (menos “Quilômetros rodados”),  mesmo que o usuário efetue a chamada de mais de um elevador.

botoeiramodernização02tecnico quadro comando2

Na média cerca de 25% a 35% das viagens são desnecessárias, uma vez que os dois elevadores vão para o mesmo pavimento, mas só um deles é utilizado. Portanto, podemos estimar uma média economica de energia de 15% em cada elevador. Dependendo das características do edifício e do número de pavimentos (quanto mais paradas maior será a economia com o novo sistema).

Redução das despesas com reposição de peças – Custo de Manutenção


PARTE MECÂNICA
Menor desgaste de todas as partes móveis (cabos, polias, redutor) uma vez que com partidas e paradas suaves o equipamento é poupado, especialmente as lonas de freio, implicando em um substancial aumento na vida útil da máquina de tração.

PARTE ELÉTRICA
O maior responsável pelo desgaste do motor é o seu aquecimento o que acelera o seu envelhecimento e o ressecamento dos materiais isolantes. Com o sistema VVVF o aquecimento é muito menor, pois a corrente de partida do motor é bem mais baixa (cerca de 1,5 vezes a nominal) contra cerca de 10 vezes a nominal em sistemas convencionais.

Itens de Segurança
esquema elevador